Sobre

O quê é o Synx?

Synx é um blog/site feito com o propósito de compartilhar dicas, tutoriais e soluções sobre tecnologia em geral, tendo como foco principal as distribuições Linux para desktop e o usuário final.

O Synx não é mantido por ou direcionado à desenvolvedores ou profissionais de TI, embora possa vir a ser útil para os mesmos. É algo feito por um usuário comum para outros usuários comuns com o propósito de ajudar e facilitar a migração, adaptação e utilização diária das distros Linux.

Embora o site/blog seja focado em Linux, isso não significa que este será o único tipo de conteúdo a ser encontrado por aqui. Eventualmente poderão ser postados conteúdos sobre outros Sistemas Operacionais, ou sobre tecnologia de outras áreas e em outras formas.

O quê significa a palavra “Synx”?

O nome é uma junção de duas palavras: “Synthesis” e “Linux”.
Syn=Synthesis
x=Linux

Synthesis/Síntese é o ato de combinar coisas diferentes para criar algo que seja novo e diferente dos itens antes separados. Com isso eu quis fazer referência a duas coisas:

– Sintetico + Organico, onde sintético seria a tecnologia em geral, e orgânico todos nós.

– Síntese também é o que é o Linux e o software Open Source em geral. Uma combinação de milhares de idéias diferentes, vindas de milhares de pessoas, idéias essas que unidas formam algo novo.

Por quê o Synx foi criado, e quem o mantém?

O Synx foi criado e é mantido por este que vos escreve, Jedielson da Fonseca, usuário de Linux no desktop desde 2014 e apaixonado por Tecnologia. Assim como qualquer pessoa que começa a usar ou fazer parte de algo novo, desde que comecei a utilizar Linux em 2014 tive várias dificuldades, e a grande maioria delas por falta de conhecimento. Com o passar do tempo fui encontrando soluções, dicas e reunindo o conhecimento necessário para solucionar a maior parte dos “problemas” que usuários iniciantes geralmente tem. Para cada dificuldade fui guardando cada solução encontrada para alguma eventual necessidade, e no final das contas agora, no momento em que estou criando esse site/blog me encontro com vários arquivos de texto com dicas e tutoriais com soluções para problemas que muita gente que hoje está iniciando no mundo Linux tem. Então por quê não compartilhá-las?

O maior e melhor lado do mundo Linux.

A Comunidade. Se você está a anos utilizando apenas um sistema operacional, que no meu caso era o Windows, e já está completamente habituado a ele, migrar para outro sistema pode ser algo realmente complicado. Muitas vezes acabamos por nem mesmo conhecer as nossas opções e as outras possibilidades pelo simples fato da comodidade em não sair da zona de conforto para aprender algo novo. Porém no mundo Linux nós temos a comunidade que realmente faz a diferença, ajuda e facilita muito a migração e solução de problemas. Se hoje estou aqui criando um blog para dar dicas sobre Linux, com certeza isso não se deve apenas à mim, o mérito e os créditos não são apenas meus. Se consegui reunir o conhecimento que tenho hoje, suficiente para ter a possibilidade de ajudar quem está começando como eu estava um dia, isso se deve em muito as pessoas que me ajudaram e me ajudam até hoje a solucionar os meus problemas e me ensinam coisas novas.

Com isto dito, gostaria de agradecer e apresentar à vocês, caso ainda não conheçam, alguns blogs, fóruns e canais que ajudaram e continuam ajudando à mim e a muita gente:

Diolinux: Blog/Site, Fórum, Canal no YouTube, Canal na Twitch.tv.
Fedora Brasil: Fórum, Canal no YouTube.
FastOS: Blog, Canal no YouTube, Canal na Twitch.tv.
Canal O Cara do TI: Canal no YouTube, Canal na Twitch.tv.
OSistemático: Canal no YouTube, Blog.
Oficina do Tux: Canal no YouTube.
Sir Rob Linux Brasil: Canal no YouTube.